terça-feira, 27 de abril de 2010

Moda Caipira - revivendo as tradições.

Uma das mais marcantes características do interior mineiro é a música caipira, também conhecida como música raiz. E algo que me chama muito a atenção é que, pelo menos por aqui, quem não gosta desse tipo de música, o respeita. Noto também que é cada vez maior o interesse dos jovens pelo estilo.




Música antiga, uma de minhas preferidas, é Berrante da Saudade. Não me lembro agora o nome do autor, mas quem quiser ver a letra clique aqui. Quem quiser baixar a música na voz de Pedro Paulo (meu amado pai) e Palinha clique aqui. Esta também era uma das músicas preferidas de meu pai, que muitas vezes, se emocionou ouvindo ela.

Outra música que ao ouvir me emocionei bastante, é a Caçada no Barreiro, música escrita pelo amigo da família Zezinho do Zé Beijo, quintinense que reside atualmente em Uberlândia. Foi escrita na casa de meu avô Esequias Caetano de Almeida, após uma caçada, em homenagem a ele. Meu pai contava que meu avô se emocionou muito na ocasião.

Homem do interior, sem instrução, não gravou a música. Mas de tão legal que ela é, não deixou de fazer sucesso, sendo gravada pelo primo Renato Caetano em seu mais novo CD. Ele e seu pai (Ronan Almeida) fizeram um dueto muito legal na música. Quem quiser baixá-la, clique aqui. 

Para quem gosta de música caipira e, ainda mais se conhecer ou for da família Caetano, recomendo ainda mais a música.

Sendo bem direto e sincero, o que mais me chama a atenção nestas músicas é a letra delas. Todas contam uma história com princípio, meio e fim. Retratam costumes, crenças e conflitos do mineirinho interiorano. As chamadas Modas de Viola, em especial, geralmente trazem uma lição de moral referente a condutas problemáticas. A exemplo, cito a música O Rei do Gado. Outras, como O Olho de Vidro, também trazem estórias que batem lá no fundo do que se aprende e se vive na vida.


Você também gosta deste estilo de música? Não? Se gosta, o que mais te chama a atenção? Se não gosta, qual é a sua crítica?

Um comentário: